22 de outubro de 2011

Mosaico com cascas de ovos


Olá amigos! Eu não tenho a experiência da Cris Turek,mas já fiz alguns  mosaicos  com cascas de ovos  e...fiquei feliz com o resultado. Também experimentei cozinhar as casas  com beterraba...espinafre...cenoura ...pó de café usado e  deu certo. Experimente!
Minha primeira experiência foi reciclando esse vaso
 de cerâmica descartado numa lixeira



Esse  outro  foi bem mais trabalhoso! Uma amiga recolheu o vaso da lixeira e perguntou se eu queria reaproveitar  fazendo alguma coisa com ele. Claro que fui buscar,né? O vaso era preto, grande e estava  "inteiro"...sem estragos. Aproveitei um resto de tinta branca  para pintar e esconder o preto.Como eu já tinha guardado cascas de ovos brancos durante um certo  tempo,eu já tinha o material necessário pra fazer o mosaico.Trabalhei durante uns três dias colando cascas de ovos na produção do mosaico...mas valeu a pena! Na foto  abaixo, o vaso ainda não estava pronto...mas já dá pra se ter uma ideia de como ele ficou.


Cantinho aconchegante
Depois de pronto, coloquei  uma garrafa pet de três litros com  água e algumas gotas de  água sanitária dentro do vaso e  fiz um arranjo com galhos de dracena, alpíneas e folhagens  que eu trouxe da  minha chácara. O resultado foi muito gratificante e o  meu cantinho  ...  aconchegante! Depois de algum tempo, as dracenas e folhagens foram replantadas. 
Custo?? Criatividade, material reciclável e  mão de obra somada a uma grande dose de tempo e paciência. O resultado foi muito bom....sem contar a terapia que se faz  durante a atividade! 




Agora, veja logo abaixo, o trabalho da Cris Turek  
Bandeja decorada com mosaico de cascas de ovos, dica de artesanato
Tem tanta gente louca para aprender a fazer artesanato com mosaico que nem percebe que tem em casa um material fácil de experimentar, as cascas de ovos. Vamos conferir um passo a passo simples de como decorar uma bandeja de MDF usando mosaico com cascas de ovos.
Primeiro lembre que é preciso preparar as cascas para usar em nossos projetos. Para conferir a maneira correta de se fazer isso leia nosso artigo, clique: Como preparar cascas de ovos 

Como fazer o mosaico 

Quebre a casca dos ovos em pedaços menores para o mosaicoCascas limpas e secas, vamos parti-las em pedaços menores. É só achatar e quebrar.
Lixe sua peça de MDF caso ela tenha asperezas. Eu lixei bem minha bandeja e limpei antes de aplicar o selador. Basta uma mão. Deixe secar completamente antes de continuar.Passe selador sobre a peça de MDF para o artesanato
Pinte a peça toda com tinta PVA branca de artesanatoDepois de bem seco o selador, pinte toda a peça com tinta PVA branca. Dê duas demãos deixando secar bem entre elas. Use pincel chato largo. Se ainda houver alguma aspereza, lixe novamente.
Dissolva num recipiente, a pasta metálica dourada usando goma laca indiana. A goma laca age como solvente para tornar a pasta mais fácil de aplicar, e também como protetor, depois que seca. Dissolva a pasta metálica em goma laca indiana para artesanato
Pinte com a pasta metálica a parte interna e as alças da bandejaPinte a parte interna da bandeja com a pasta metálica dourada já diluída. Pinte também as alças da bandeja. Serão necessárias duas demãos para obter um efeito bonito. Se sentir que a pasta está muito grossa, pingue mais algumas gotas da goma laca. Deixe secar.
Pinte as laterais da bandeja com tinta PVA na cor que desejar. Eu escolhi um creme para deixar minha peça bem clássica. Dê duas demãos e espere secar.Pinte as laterais da bandeja com tinta pva de artesanato
Passe cola branca na bandejaPasse cola branca na parte interna da bandeja. É importante usar uma cola de boa qualidade. Cola especial de decupagem também serve. Trabalhe pequenas partes de cada vez.
Usando uma agulha de costura como instrumento, posicione as cascas sobre a cola. A dica é quebrar os pedaços maiores já sobre a cola, aplicando uma leve pressão. Ajeite os pedaços com a agulha para que se forme o desenho do mosaico.Usando uma agulhe posicione as cascas sobre a cola
Siga preenchendo a bandeja com as cascas de ovos para criar o mosaicoSiga preenchendo a bandeja com as cascas de ovos. Cuide para montar um mosaico equilibrado, com pedaços maiores e menores juntos. Essa etapa deve ser feita com tranquilidade. Se cansar, pare e recomece mais tarde. Ao terminar aguarde que a cola seque completamente.
Com a cola seca aplique termolina leitosa sobre o mosaico para proteger e dar o acabamento.Aplique termolina leitosa sobre o mosaico para proteger
Detalhe de bandeja decorada com mosaico de cascas de ovosSua bandeja já está pronta para servir. Vejam como ficou delicada. Um trabalho simples, mas que dá um grande efeito final.

A partir dessa sugestão, você pode criar desenhos na sua peça, e com cascas de ovos coloridas, fazer todo tipo de figura como flores, borboletas, desenhos geométricos e o que mais sua habilidade permitir.
Vamos lá, reciclar materiais da natureza em belos projetos.
Fotos: Cris Turek
Muitas dicas de Artesanato e Decoração em:  Passo a Passo Técnicas Reciclagem


Cascas de ovos secas que usamos para fazer mosaico em artesanato
Quando falamos em reciclagem não falamos apenas de embalagens de produtos que vão para o lixo. Temos da natureza muitas fontes de material para artesanato, entre elas as cascas de ovos. Vamos aprender como preparar essas cascas para nossos projetos de mosaicos.
Separar as cascas dos ovos que usamos em nossas receitas, secar, moer e colocar esse pó em vasos de plantas, é uma dessas formas de usar as cascas de modo útil. Mas e para os projetos de artesanato, qual é a maneira correta de se preparar as cascas?
A película interna que protege a clara do ovoOs ovos possuem uma película interna dupla que protege a clara e a gema. É essa película que vai dar mau cheiro nas cascas se não for retirada totalmente. Quando partimos as cascas, observamos elas facilmente.
Para retirar é muito simples. Deixe as cascas um minutinho no molho com água para manter a película amolecida. Pegue uma pequena ponta e comece a puxar.Pegue a película com cuidado e retire
Puxe a pele interna da casca do ovo para retirar totalmenteSe a película estiver bem úmida, ela vai sair facilmente. Observe na foto como estou conseguindo tirar a película sem arrebentar.
A película do meu ovo eu consegui retirar sem arrebentar, mas não se importe muito com isso.Continue puxando a película da casca do ovo até sair totalmente
Limpe até sentir a superfície da casca do ovo ásperaSe a sua arrebentar, passe o dedo molhado pela parte interna da casca e perceba que a película vai enrolando sob o dedo e saindo facilmente. Faça isso até sentir que a superfície da casca está áspera. 

Quando sentir que ficou áspero, resistente à passagem do dedo, é porque a película foi toda retirada. Sem ela seu projeto não vai mofar nem cheirar mal.
Nesse momento você pode colorir suas cascas, caso esteja planejando um projeto com cores. Para isso você pode usar corantes alimentícios. É só deixar de molho no corante até adquirir o tom desejado.
Outra dica é usar o tom natural das cascas, já que temos ovos bem branquinhos e também ovos caipiras mais avermelhados.
Depois disso tudo decidido, é só deixar as cascas secarem bem e começar seu projeto de mosaico.


7 comentários:

  1. Olha ai descobri que você é uma artista minha amiga querida... Nossa fiquei muito feliz mesmo.. Lindo esse trabalho com casca de ovo... Acho que vou me aventurar com a bandeja... Eu adoro artesanato, mas ultimamente, tenho me dedicado apenas á escrever, acho que por ser um sonho que ficou dormindo toda a minha vida, agora está aflorando com muita força...
    Não pare nem com o blog nem com os artesanatos... Bjs em sua alma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata, por deixar comentário...é coisa rara. Se sou artista não sei...mas adoro criar!rsrs Olho coisas jogadas na rua e muitas vezes paro pra recolher porque não resisto...estou sempre enxergando novas funções. Fico muito feliz quando consigo transformar uma coisa velha em algo bonito e novo. Vou encontrar tempo pra dar continuidade ao blog. 'Brigadinho' pelo incentivo! bjs

      Excluir
  2. Iara, eu me apaixonei pela bandeja ... é lindíssima!
    Que belo trabalho! Parabéns!
    E também gostei muito do blog!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito gostoso de se fazer Maria Glória...uma verdadeira terapia. Beijos!

      Excluir
    2. Eu sei ... e senti Amor na sua arte!

      Excluir
  3. Lindíssimo o seu artesanato. Adorei! No momento, eu não vou tentar utilizar as cascas para fazer alguma arte. Estou plantando jardim e fazendo uma horta. Já até colhi taioba e alguns tomates e pitanga. Estou iniciando. Plantei varias frutíferas. Acerola, jabuticaba, limão vários, mamão, fruto do conde, amora, abacate, laranja, mexerica. Estou tão empolgada Iara que relacionei quase todas as frutíferas. Estou agora querendo fazer canteiros de alvenaria na altura 80cm, para não ficar agachando muito e plantar hortaliças. Leio sempre o que você escreve e agora vou seguir seu blog. Abraços. Núzia




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata, Núzia...espero conseguir estar sempre postando alguma coisa.Tenho corrido um bocado mas, quando posso eu posto alguma coisa. A minha chácara é a minha paixão...é lá onde eu dou asas à minha imaginação. Também tenho muitas árvores frutíferas e sou assim como você...adoro plantar ...ver crescer e colher os frutos - é a minha realização!Faça sim os canteiros de alvenaria...vai lhe poupar esforços e com certeza vai ficar bem bonito. Vai fotografando e postando. bjs

      Excluir

Compartilhe